AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIPINHAL

O processo de Avaliação Institucional da UNIPINHAL teve início em 2000, quando foi instaurada a primeira Comissão de Avaliação Institucional (CAI), de acordo com a Portaria nº 01/01/2000/DIR e Resolução CSA nº 4, de 02/01/2000. O encaminhamento da proposta avaliativa, segundo relatórios elaborados pela comissão sofreu dificuldades na sua implementação, devido ao pouco envolvimento e participação da comunidade acadêmica.

Reformulada em 2001, a Comissão de Avaliação Institucional (CAI), incorporou outros procedimentos metodológicos ao processo avaliativo bem como ampliou o trabalho, contando com novos integrantes, e com a elaboração do Programa de Avaliação Institucional, traçando as diretrizes básicas para avaliação da IES.

Foram significativas as conquistas no campo da avaliação institucional. As resistências e o insípido envolvimento da comunidade acadêmica foram superados e nova mentalidade passou a vigorar – assumindo a avaliação como fator inerente a toda instituição e, portanto indispensável para o aprimoramento da qualidade da educação superior. Importante lembrar que este segundo momento teve o mérito de criar uma cultura de avaliação envolvendo diferentes segmentos da IES e da comunidade local.

De acordo com o novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14/04/2004, a antiga CAI passou a ser denominada Comissão Própria de Avaliação (CPA), contando com a coordenação e participação de novos integrantes da IES e da sociedade civil organizada. É importante salientar que o SINAES traz como concepção fundamental uma avaliação pautada pela dimensão pública da educação, ou seja, uma educação de qualidade como condição sine qua non para o aprimoramento do conhecimento, da cultura e da democracia.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta

das 8:00 às 12:00h - Sala A-4

Contato: (19) 3651-9625

cpa@unipinhal.edu.br